menu da velha
sobre a velha

Vídeo de apresentação em formato LipDub (2010)

A Velha-a-Branca é uma cooperativa cultural independente e sem fins lucrativos fundada em Braga. É gerida por uma equipa de voluntários não remunerados e as receitas destinam-se em exclusivo ao financiamento dos seus projectos culturais.

A Velha-a-Branca abriu portas em Outubro de 2004 com o objectivo de promover a criação e a divulgação artística e cultural. Nos mais de 1500 eventos diferentes já realizados, passaram pela Velha dezenas de artistas, professores, cientistas, músicos, grupos culturais e associações e centenas de formandos em cursos sobre as mais diversas temáticas. O Festival de curtas-metragens Fast Forward Portugal, as Conversas no Tanque, o Velhacine, as Novelas de Braga, o Café Scientifique, o Lado B, El Globo de Juan, o 5-em-linha são alguns dos ciclos de eventos mais conhecidos que criou ou dinamizou.

Desde 2016 a programação centra-se no serviço educativo, nomeadamente na fotografia e desenho. A Velha gere um edifício do séc. XVIII, dispondo de várias salas de apoio. A estreita fachada esconde um surpreendente jardim em patamares que termina num miradouro com uma vista panorâmica sobre a cidade.

© 2014 Velha-a-Branca, CRL - BRAGA, Portugal
o que é a Velha? . receber novas-da-velha . contactos