menu da velha
cursos & workshops
curso de iniciação à fotografia - 35ª edição

inscrição indisponível
ver cursos novos!

qua
24
ABR2013


findo

fotografia
curso de iniciação à fotografia - 35ª edição por Daniel Camacho, introdução aos conceitos básicos de fotografia
As noções básicas de fotografia são essenciais para quem pretende entrar no mundo da fotografia. As novas máquinas digitais e as ferramentas informáticas de tratamento de imagem vieram criar a ilusão de que aquelas noções já não são necessárias. Todavia, hoje, como sempre, uma boa fotografia depende essencialmente das técnicas utilizadas na sua captura e não dos tratamentos (digitais) feitos a posteriori.
inscrição online em 3 passos!
destinatários
todos os interessados em adquirir conhecimentos básicos de fotografia analógica ou digital
sessões
- qua 24 ABR, 20h-23h
- sex 26 ABR, 20h-23h
- sáb 27 ABR (aula prática)
- ter 7 MAI, 20h-23h
- qua 8 MAI, 20h-23h
programa
Aula 1
Apresentação. História da Fotografia. Tipos de Câmeras. Tipos de Ficheiro e Espaços de Cor. Modos de Disparo.

Aula 2
Programas Semi-Automáticos (Prioridade à Abertura e Prioridade à Velocidade). As três variáveis técnicas. Programa Manual. Compensação de Exposição. Modos de Medição de Luz.

Aula 3
Aula Prática

Aula 4
Filtros e Acessórios. Tipos de Objectivas. Controlo da Abertura de Diafragma (Profundidade de Campo). Controlo da Velocidade (Exercícios Estáticos e Dinâmicos).

Aula 5
Composição. Apresentação e análise de fotografias.
material necessário
- máquina fotográfica analógica ou digital
formador(es)
DANIEL CAMACHO, autor de referência, profissionalizou-se na área da fotografia em 2009, apesar da sua formação académica ter sido Informática de Gestão na Universidade do Minho. Desenvolve a sua actividade profissional enquanto fotógrafo, formador, coordenador cultural e escritor. Tanto trabalha em áreas mais conceptuais, como fotografa retratos, moda e publicidade. Em 2009 termina o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia Porto e inicia de imediato uma nova experiência no campo da formação, tendo sido Professor Assistente no IPF nas disciplinas de Grandes Formatos, Estúdio e Laboratório Digital. Em Setembro de 2009 aceita o desafio de leccionar no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca em Braga. Simultaneamente, torna-se fotógrafo na empresa 3D Cities, colaborando em inúmeros projectos. Em Setembro de 2010 inicia um projecto novo intitulado Academia Olhares, em colaboração directa com o site Olhares.com, tornando-se formador de vários cursos de fotografia,leccionados em todo o país e ilhas. Assume também o papel de Coordenador Cultural e Editorial do site Olhares.com. Em 2010 tira também o Curso de Formação de Formadores, obtendo o CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica). Conta com inúmeras exposições individuais, em espaços como Clube Literário do Porto, Centro de Artes e Espectáculos São Mamede, Velha-a-Branca, Centro Multimeios Espinho, etc. Conta também com inúmeras publicações em revistas como "Zoom", "FotoPlus", "Mundo da Fotografia Digital", entre outras. Foi vencedor do Concurso de Arquitectura promovido pelo site Pontos de Vista, Março 2007 e obteve o 2º Lugar no Concurso de Fotografia [Desenho da Luz] da ESAP em Maio 2007. 2º Lugar na Maratona da FNAC em Outubro de 2009. Foi um dos vencedores do concurso “Olhar as subculturas” promovido pelo site Olhares e pela FNAC, com um trabalho intitulado “Filhos do Mar” em Março 2009.
dúvidas e outras informações
© 2014 Velha-a-Branca, CRL - BRAGA, Portugal
o que é a Velha? . receber novas-da-velha . contactos